'; '; A importância da fotografia e a contratação de um bom profissional fotógrafo - R²M Eventos
R2M Eventos - Centro Empresarial TerraFirme, São José, SC

A importância da fotografia e a contratação de um bom profissional fotógrafo

Saiba mais sobre a importância da fotografia e a contratação de um bom profissional fotógrafo para ter em suas mãos recordações memoráveis e um álbum de fotos inesquecível.

 

O fotógrafo tem a mesma missão do poeta: eternizar o momento que passa.” A frase do poeta, tradutor e jornalista brasileiro Mário Quintana define, de maneira simples, a essência de toda fotografia: tornar as situações efêmeras, as emoções momentâneas e os movimentos breves em algo eterno.

De fato, a fotografia é um dos meios mais marcantes para eternizar as experiências e os sentimentos. É através das fotos que noivos em todo o mundo podem recordar os momentos marcantes de seu casamento: os preparativos envolvendo o casal, a emoção do noivo à espera da noiva no altar, a entrada da noiva na igreja, as crianças levando as alianças, o primeiro beijo dos recém-casados!

Nas formaturas, bodas de casamento, aniversários, batizados, eventos corporativos e inúmeras outras cerimônias e comemorações, as fotos também estão presentes como forma de registrar as interações entre as pessoas e seus sentimentos.

Torna-se, no mínimo, interessante pensar que a primeira fotografia – feita na França, por Joseph Nicéphore Niepce, em 1826 – aconteceu após dez anos de experiências envolvendo alquimistas, físicos e químicos dedicados a estudar a ação da luz e os fenômenos óticos.

Atualmente, passados 175 anos, milhares de pessoas em todo o mundo dispõem de um câmera que permite tirar fotos com total facilidade e rapidez. Para algumas pessoas, os smartphones e celulares servem, inclusive, muito mais para fotografar do que fazer ligações telefônicas. São os tempos modernos, onde a imagem tornou-se um meio de comunicação extremamente eficaz, atrativa e, principalmente, muito acessível.

Em eventos, naturalmente, muitas fotos são tiradas pelos próprios convidados, através de seus smartphones e celulares. A iniciativa, válida e cada vez mais comum, no entanto, não produz fotos com a qualidade merecida. Estas fotografias servem apenas para registro pessoal e, na maioria das vezes, são divulgadas nas redes sociais, sem muito compromisso em atender aspectos técnicos, como nitidez, enquadramento, qualidade, direção, intensidade e cor da luz, entre outros.

A contratação de um bom profissional fotógrafo, nestes casos, deve ser avaliada como um dos itens imprescindíveis ao sucesso do evento. É recomendável que o profissional seja especializado no tipo de evento que está sendo realizado. Na prática, fotógrafos especializados em formaturas, por exemplo, irão atuar com mais desenvoltura, domínio e qualidade para este tipo de cerimônia. Se este mesmo fotógrafo for contratado para um casamento, a falta de experiência pode afetar o seu olhar sobre o que deve ou não ser registrado através de suas lentes.

A dica, então, é simples: conversar com o fotógrafo, expor suas necessidades e sentir como é o estilo do profissional. É importante que o fotógrafo consiga produzir fotos conforme as suas expectativas. Não há porque contratar um profissional com estilo ousado, se você prefere algo mais tradicional. O contrário também é válido: se a preferência é ter em mãos fotos diferentes, que saiam do trivial, invista em um profissional que, naturalmente, segue esta linha.

Recomendações de amigos podem ser úteis na contratação de um bom fotógrafo, mas não deve ser a única forma de avaliar o seu serviço. Aproveite para ver o portfólio do profissional e fique atento aos detalhes como, ângulos escolhidos e a luz. Perceba se o fotógrafo usa sua criatividade de maneira sutil e tem sensibilidade para capturar os momentos mais importantes.

Dizem que um bom fotógrafo pede para que os outros sorriam, ao mesmo tempo que ele próprio, atrás da câmera, também está sorrindo. O ato de fotografar exige mais que conhecimento técnico e vai muito além da qualidade da câmera e dos megapixels necessários para se obter uma fotografia de qualidade.

Invista em um bom profissional fotógrafo e tenha em mãos as melhores fotos do seu evento. Afinal, nada se compara a sensação de folhear um álbum de fotos, ver os momentos vividos eternizados em lindos cliques, relembrar as experiências passadas e fazer planos para o futuro.

Além de uma ótima infraestrutura de salas e auditório para formaturas, workshops, palestras, cursos, congressos, convenções, feiras, videoconferências, entre muitos outros, a R2M oferece atendimento personalizado de alimentos e bebidas, áudio e vídeo, estacionamento terceirizado, uma localização privilegiada com hotéis, restaurantes, hospital e shopping no entorno, às margens da BR 101.

image15

 

Entre em contato pelo site!

contato@r2meventos.com.br

(48) 3029-3009

 

 

Fonte:
Pensador – Fotografia
Fotografia DG – Início da fotografia (1826) – Parte 1
Foto Dicas Brasil – Qualidade da luz na fotografia

Sobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *