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5 segredos para maior sucesso na Feira de Negócios

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5 segredos para maior sucesso na Feira de Negócios.

Feiras de negócios podem trazer boa renda e grandes oportunidades para a sua empresa, desde que você tenha alguma estratégia de participação. A frustação quanto aos resultados da participação de uma feira de negócios muitas vezes ocorre por que há falha em conciliar expectativas e objetivos. Quando há um bom planejamento, as feiras são um lugar perfeito para se reunir com fornecedores, patrocinadores, palestrantes, além de proporcionar novas perspectivas e fontes de referência a sua empresa. Confira algumas dicas para uma feira de negócios de sucesso!

1 – Selecione o evento certo!

A maioria das organizações têm uma equipe interna de eventos, ou uma pessoa responsável pelo planejamento, a fim de guiar as futuras participações da empresa. Cabe a essa pessoa ou à equipe analisar exaustivamente todas as feiras antes de decidir a participação da empresa.

Esta análise prescinde de várias nuances. Existem muitos aspectos do evento que devem ser levados em consideração. Por exemplo, é altamente estratégico atuar nos eventos em que seus clientes e prospectos (assim como os tomadores de decisão) estarão participando. Isto significa que você está olhando para eventos de uma área de negócio específica, e que tenha a quantidade ideal de participantes qualificados.

Para que essa análise possa ser efetuada, deve-se verificar a contagem de participantes do evento anterior, os patrocinadores, entre outros aspectos, para verificar se o evento realmente é significante para a empresa.

Novos eventos podem ser mais difíceis de serem analisados, devido ao fato de não haver nenhum histórico ou registro. Nestes casos, o ideal é analisar a participação nas redes sociais, a interação, a lista de empresas participantes e patrocinadores, para verificar se vale à pena arriscar a participação.

2 – Faça uma divulgação consistente!

Quando se trata de marketing, pense em novo marketing. Nada de divulgação opressiva e excessiva, sem interação, sem interesse, sem graça e irritante. Não envie e-mails todos os dias, nem malas diretas, não fique ligando o tempo inteiro. Esqueça tudo isso. Agora nós vamos ensinar como fazer o marketing da sua feira de negócios.

Calma! Esta é a primeira regra. Repita como um mantra em sua mente quantas vezes for necessário. Ao invés de enviar um e-mail diário convidando para o evento, envie um e-mail semanal com detalhes e conteúdo interessante sobre o evento. Por exemplo, se a sua empresa trabalha com ração e insumos para animais domésticos, e está patrocinando um evento para petshops e clínicas veterinárias, envie um e-mail falando que vocês também são patrocinadores, e mandando vários conteúdos legais sobre o evento. Dessa maneira você conquistará mais ainda os já clientes e tambem os clientes potenciais.

Se possível, faça-os se divertirem! Essa é uma grande arma que você tem para conquistar o coração de seu cliente. Também use recursos como as mídias sociais, blogs, fóruns… Converse com interessados e clientes potenciais. O evento é um acontecimento que vem para melhorar a qualidade de vida dos seus clientes, então, partir para a diversão e para emoções positivas é sempre um trunfo!

Além de conquistar ainda mais participantes qualificados, você aumenta a memória positiva em relação à sua marca. Assim, certamente o seu stand, palestra etc. estarão lotados! E isso gera muitas oportunidades e novos negócios, além de fortalecer ainda mais a identidade da marca, que é o patrimônio mais precioso da sua empresa.

3 – Tenha um stand muito atraente!

Uma das maiores atrações de stands para feiras é a aparência da cabine e o espaço real. Claro, brindes e concursos atraem muitos visitantes para o seu stand, mas essa tática pode acabar deixando-os exaustos… Que tal trocar excesso de informação por boa experiência?

Foque em boa experiência. Isso não significa que você deva abrir mão dos outros recursos, como folders e brindes, porém pense que pode ser mais marcante e atrativa a maneira como você se comunica e o conforto que você proporciona em seu stand. Crie apresentações agradáveis, proporcione ótimas experiências com os produtos. E tenha um stand bonito, elegante e atraente, que faça as pessoas quererem ir até ele. Quanto mais atraente, mais pessoas visitando e mais sucesso você terá!

Deixe bastante espaço no seu stand. Espaço tem um impacto muito bom nas pessoas, dá sensação de conforto e liberdade. Outra maneira ótima de agradar e atrair clientes é oferecer comidas e bebidas, ou ainda amostras do produto, games interativos relacionados ao seu assunto, pequenas apresentações e até mesmo teatro! Por que não? Ou ainda, que tal oferecer foto instantânea com o seu produto? Acredite, há muitas maneiras de você divertir e encantar seu cliente, e ainda se divertir também!

4 – Faça sempre o primeiro movimento!

Quando uma pessoa chegar ao seu stand, não deixe-a procurá-lo. Você deve tomar a iniciativa. Isso significa que você deve dar as boas-vindas às pessoas. Tenha sempre uma ou duas pessoas, no mínimo, apenas para recepcionar os participantes. Há várias táticas e estratégias para melhorar as boas-vindas. Uma equipe treinada e competente para o seu stand é um grande trunfo.

5 – Ultrapasse o evento!

Uma ótima ideia para fidelizar ainda mais os clientes qualificados é ter uma estratégia que mantenha o contato positivo além do evento, como, por exemplo, convidá-los para um happy hour ou um jantar. Ao sair do evento e levá-lo a um local agradável irá fortalecer ainda mais os vínculos com seu futuro cliente.

Mas para que você possa dar este passo, é necessário conquistar seu prospect – cliente qualificado – por meio de uma conversa de alto nível. Ao atendê-lo no stand, não tente vender seu produto, apenas dialogue e apresente uma conversa agradável e interessante. Seja amigável e especialista, sem perder o foco. Esta estratégia é adequada para clientes VIPs e pessoas altamente qualificadas, como gerentes, CEOs entre outras.

A participação de feiras de negócio pode ser difícil de planejar, principalmente quando não se tem objetivos claros e ou há expectativas erradas. Mas, ao usar algumas dicas deste post, você aumentará as chances de sucesso, além de ter uma participação mais inteligente do evento. Gostou do post? Então acompanhe nosso blog! Temos outras super dicas para você!

 

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2 Comentários

  1. Mário /Responder

    Realmente, essa história de brinde brinde é irritante. As vezes saimos lotados de folders e brindes, mas totalmente insatisfeitos. Espero que os próximos stands de feiras leiam esse post.

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