'; '; Os diferentes tipos de evento corporativo - R²M Eventos
R2M Eventos - Centro Empresarial TerraFirme, São José, SC

Os diferentes tipos de evento corporativo

por

Quem está no mercado de eventos sabe que eventos corporativos são uma fonte de sucesso. Mas, para isso, é preciso conhecer cada tipo e suas diferenças, a fim de atrair o público certo de acordo com o seu objetivo e proporcionar uma experiência completa tanto para quem organiza o evento quanto para quem o frequenta. Confira os tipos de evento corporativo:

Congresso

O congresso é um evento que contempla diversas seções de trabalho e reúne associações e entidades de classe, geralmente focado apenas em grupos associativos, categorias de profissionais e linhas acadêmicas. Com objetivo de apresentar temas e discutir assuntos específicos de um segmento, o evento pode conter feiras, palestras, debates, seminários, mesas-redondas e conferências acontecendo simultânea ou sequencialmente. É comum que um congresso possua uma temática definida que componha todo o evento, baseada nos interesses do segmento de atuação e pode ser em âmbito regional, nacional e internacional.

Conferência

A conferência é um tipo de evento muito comum no meio acadêmico e corporativo que reúne autoridades em um determinado assunto a fim de debater um determinado tema com a presença de um grande número de pessoas interessadas no segmento apresentado. O evento conta com o suporte de um presidente de mesa para orientar a apresentação. Uma conferência costuma ser mais formal do que uma palestra e, as pessoas que quiserem questionar algo sobre o tema, devem escrever suas perguntas e entregar à organização.

O público de interesse são pessoas que buscam aprofundar conhecimento nos temas propostos.

Convenção

A convenção reúne profissionais da mesma empresa ou do mesmo segmento e pode ser de diversos tipos : vendas, comemorações, lançamentos de produtos e afins. O evento costuma promover o debate entre dois oradores defendendo seus pontos de vista a respeito de um assunto determinado e não há interações com o público.

Fórum

O fórum é um evento que possui participação intensa da plateia a partir do tema oferecido pelo moderador presente.

Mesa-redonda

A mesa-redonda é uma reunião que propõe que especialistas em um tema debatam sobre questões relacionadas ao assunto. Geralmente o debate é mediado por um coordenador, para evitar que as coisas saiam do controle.

Painel

Em um painel, um pequeno grupo de especialistas debatem sobre um determinado assunto com a presença de espectadores que não participam da discussão.

Palestra

A palestra é o tipo mais comum de evento corporativo, apresentando questões sobre um determinado tema e, em seguida, começam a ser feitas perguntas pela plateia.

Simpósio

O simpósio reúne especialistas de renome para apresentar um tema científico a um público específico através da direção de um moderador. Primeiro, o moderador do evento apresenta os especialistas e introduz os tópicos de cada assunto. Após o debate, o público pode participar com perguntas escritas e identificadas, porém sem teor de polêmica.

Seminário

O seminário contempla uma série de atividades para desenvolver capacidades e conhecimento através de instrutores especializados. Além disso, acontece uma troca de aprendizados e experiências e um debate sem o objetivo de chegar a conclusões definitivas.

Brainstorming

No brainstorming, os participantes são estimulados a terem ideias com o objetivo de solucionar algum problema específico através da troca de opiniões e sugestões.

Agora é só escolher o tipo exato de evento corporativo que você necessita e mãos à obra!

Sobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *