'; '; Sustentabilidade e Eventos: dicas para organizar um evento sustentável - R²M Eventos
R2M Eventos - Centro Empresarial TerraFirme, São José, SC

Sustentabilidade e Eventos: dicas para organizar um evento sustentável

Ultimamente muito se tem falado em sustentabilidade nos mais diversos segmentos, seja no trabalho, em espaços públicos ou em casa, temos consciência sobre a importância de reciclar o lixo, minimizar o impacto ambiental utilizando recursos biodegradáveis e fontes de energia limpa e, ainda, o consumo de alimentos orgânicos.

Na organização de eventos também é muito importante a preocupação com a sustentabilidade e pensar em cada detalhe para garantir o sucesso do evento: como será a divulgação, o menor custo dos serviços contratados, a melhor localização e, se o espaço oferece ambientes climatizados ou preocupa-se com a sustentabilidade.

“Preocupar-se com ações sustentáveis precisa fazer parte da rotina de qualquer empresa. Quando se trata de eventos, é preciso motivar todos os envolvidos a terem uma consciência ambiental antes, durante e depois da sua realização”. Essa é a opinião de Daniel de Freitas, coordenador da Comissão de Estudos Especiais da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que elabora a Norma ISO 20.121 de Gestão Sustentável de Eventos.

Pensando nisso, o produtor de eventos deve ter em mente algumas dicas para tornar seu evento sustentável, que se seguidas trarão enormes benefícios e bom retorno.

 

Vamos conferir?

 

  • Reduzir os resíduos gerados pelo evento: em épocas que se fala muito de lixo e reciclagem, reduzir os resíduos gerados é uma forma de garantir sustentabilidade ao seu evento. O uso de recicláveis é uma opção válida para conseguir isso.
  • Priorize o uso de lâmpadas econômicas, como as de LED que chegam a economizar até 90% de energia.
  • Facilite o acesso de deficientes físicos com rampas e outras alternativas;
  • Possibilite a inclusão social;
  • Se for distribuir brindes, prefira os de material reciclado ou que possam ser reutilizados posteriormente;
  • Faça a coleta seletiva e disponibilize latas para a separação do lixo também pelo público.

 

Quando falamos em climatização de ambientes, o assunto fica ainda mais delicado no quesito sustentabilidade pois cerca de 25% de toda a energia consumida no planeta vem de sistemas de climatização. A porcentagem é assustadora, não é mesmo? Então, pensar em maneiras de amenizar o custo e o impacto e consumir energias limpas é o primeiro passo. O produtor de eventos deve levar em consideração espaços que se preocupam com essa questão e oferecem ambientes sustentáveis também na climatização.

Pensando em oferecer o melhor para nossos clientes, a R²M Eventos tem acessos para deficientes físicos e ambientes com lâmpadas econômicas que economizam energia elétrica e não causam tanto impacto ao planeta. Outro item que deve ser considerado na hora de organizar seu evento é quanto à oferta de alimentação orgânica e saudável, com opções veganas. A R²M possui um coffee break com cardápio diversificado, saudável e com opções também para os vegetarianos.

 

image16

 

 

Acompanhe sempre aqui no blog as novidades e dicas sobre os mais variados assuntos.

A R2M Eventos está há 10 anos no mercado de serviços realizando a locação de espaços destinados a eventos corporativos e educacionais, dispõe de salas, auditório e infraestrutura que se adequa às suas necessidades para que você possa realizar o seu evento com sucesso!

Consulte nossos serviços! Teremos imenso prazer em atendê-lo!

E-mail: contato@r2meventos.com.br

Telefone: (48) 3029-3009

 

Fontes:
Eco Desenvolvimento – Guia de construção verde: ventilação natural
Hiperar – Entenda porque é importante ter um projeto de climatização adequado
Revista Eventos – Sustentabilidade em eventos com resultados

 

Sobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *