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USO CORRETO DA IMAGEM NA DIVULGAÇÃO DE EVENTOS

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Você não tem uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão. O ditado conhecido – e verdadeiro! – se aplica também à divulgação de eventos.

 

Parte do sucesso de qualquer evento começa muito antes da sua execução de fato. A escolha acertada das estratégias de divulgação é responsável por alcançar a maior audiência para o evento que você planeja. Comentários sobre o volume de pessoas em um show, congresso ou palestra denotam, naturalmente, o sucesso de um evento e, por outro ângulo, que o trabalho de divulgação foi, com toda certeza, imprescindível para se alcançar este resultado.

 

A divulgação de eventos requer conhecimento exato sobre qual identidade se está planejando imprimir ao público e o uso da imagem, seja através dos profissionais, produtos, estandes, decoração, meios de comunicação ou qualquer outro elemento, deve ser coerente com esta identidade.

 

Em um evento corporativo – uma convenção de vendas, por exemplo – é comum a escolha de um tema central que será o norteador de todas as ações pretendidas, desde os teasers enviados aos convidados até os assuntos apresentados nas palestras. Sendo assim, os temas “Novos Rumos”, “Espírito de Equipe” e “Criatividade em Vendas” possuem, cada um, a sua identidade própria e imagens que enfatizam a mensagem que se está querendo transmitir aos participantes: mudanças iminentes, comemoração de resultados, inovação.

 

A escolha do tema deve ser, aliás, um dos primeiros passos para que seja possível dar início aos trabalhos de construção da imagem do evento. As primeiras reuniões e briefings repassados aos prestadores de serviços – assessoria de imprensa, agência de publicidade, entre outros – devem contemplar o tema escolhido. Os materiais impressos e virtuais, decoração, ambientação, cenografia, iluminação, sonorização, entre inúmeros outros elementos, por sua vez, devem estar coerentes com este tema.

 

Não apenas eventos corporativos ou de negócios envolvem a escolha de um tema. Um casamento também possui uma temática central (muitas vezes não formalizada) que, em outras palavras, significa a mensagem principal que os anfitriões querem transmitir aos seus convidados. Os noivos podem querer contar, naturalmente, a sua história de amor, mas também enfatizar a importância dos laços familiares ou, ainda, demonstrar a superação de limites. O evento pode ser voltado à tecnologia – inclusive com convites virtuais. Pode, ainda, ter uma atmosfera extremamente romântica, construída cuidadosamente através dos tons pasteis presentes na decoração, delicadeza dos docinhos e vestido da noiva.

 

Aliás, casais têm, cada vez mais, saído do lugar comum, realizando escolhas consideradas nada triviais. Alice no País das Maravilhas, Conto de Fadas, Rock and Roll, Boteco e Super Heróis são temas relacionados com a mensagem – ou imagem – que os noivos querem passar no dia do seu casamento. Os convidados não são meros espectadores e fazem parte do enredo com suas fantasias e, até mesmo, performances divertidas.

 

O uso da imagem na divulgação do evento tem se mostrado, então, fator imprescindível para o que se pretende realizar e transmitir aos participantes, seja em um evento corporativo, show, casamento ou formatura. O uso correto da imagem pode, inclusive, determinar o sucesso ou o fracasso das ações propostas. Mas, então, por onde começar?

 

A utilização do 5W2H – uma das ferramentas de gestão mais simples utilizadas por administradores – é uma excelente alternativa para iniciar bem a divulgação do seu evento. As perguntas envolvidas no 5W2H – what, why, who, where, when, how e how much – formam uma espécie de checklist das atividades que precisam ser realizadas:

 

  • O que será realizado? (ação, em si);
  • Por que a ação deve ser realizada? (objetivo, justificativa);
  • Onde a ação deve ser executada? (local);
  • Quando a ação deve ser realizada? (tempo, condição);
  • Quem deve realizar a ação? (responsáveis);
  • Como deve ser realizada a ação? (modo, meios, métodos, estratégias);
  • Quanto será o custo da ação a ser realizada? (valor monetário).

 

Uma vez que você tenha as respostas para estas perguntas fica mais fácil – e também mais assertivo – utilizar a imagem a favor da divulgação do seu evento de forma a atrair o maior público através de inscrições ou confirmações de presença.

 

O “conteúdo”, de fato, é o que realmente importa, mas o uso correto da imagem na divulgação de eventos é essencial para torná-los um sucesso.

 

Fonte:

EVENTBRITE – Qual a melhor estratégia de divulgação para meu evento?

PRISCILA VIEIRA – Como criar uma identidade para o seu evento

GRUPO AVANT – Qual a importância da identidade visual para o seu evento corporativo?

MEGA CURIOSO – 14 casamentos temáticos inacreditáveis

ENDEAVORBRASIL – 5W2H: é hora de tirar as dúvidas e colocar a produtividade no seu dia a dia

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